Agosto é marcado como o mês de campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, denominado Agosto Lilás. A Lei Maria da Penha foi sancionada dia 07 agosto, fazendo deste mês um marco.
Nessa campanha tão necessária e importante, é válido esclarecer uma dúvida, que pode salvar uma vida. No caso de violência contra mulher, o correto é ligar 180 ou 190?
Ambos os números de telefone, recebem ligações gratuitas, entretanto, confundir os números e o tipo de serviço prestado por cada central, pode resultar na demora no socorro às vítimas.
Em caso de urgência, emergência, ou até mesmo agressão, deve-se ligar 190, pois em caso de flagrante, a polícia pode entrar e intervir imediatamente.
O 180, é a Central de Atendimento à Mulher, funciona 24 horas, entretanto, não faz o acionamento imediato da polícia para ir até o local, e sim tomam as providências adequadas, como o encaminhamento para órgãos competentes, e para a equipe psicossocial. Recebe denúncias da própria vítima ou de terceiros, de qualquer violações contra as mulheres.
O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento mais próxima da vítima. Informa também, sobre os direitos da mulher e a legislação vigente.
1 Comentário
Tenho medooooo