A pensão alimentícia é direito da criança e do adolescente que tenha pais separados ou divorciados, e em muitos casos os genitores estabelecem por meio de acordo verbal como será efetuado o pagamento da pensão alimentícia para o filho(a).
Entretanto, este acordo verbal para a justiça não tem valor jurídico, e sendo assim, caso o genitor responsável pelo pagamento da pensão não cumpra com o combinado, conforme o acordo verbal realizado, o outro genitor não possui meios hábeis para cobrar a pensão judicialmente, ou seja, não é possível propor execução dos alimentos contra o genitor devedor. Para haver a cobrança judicial, é necessário primeiro propor ação de alimentos, para que nesse processo seja estipulado o valor que o genitor pagará de pensão, e uma vez estipulado esse valor através de acordo judicial ou sentença judicial, é possível cobrar judicialmente a pensão quando não houver o pagamento correto, podendo inclusive resultar na prisão do genitor devedor pelo não pagamento.
Vale salientar, que quando há a regularização da pensão alimentícia, é possível que seja estipulado que a pensão seja descontada em folha de pagamento, no caso do genitor possuir vínculo empregatício, e sendo assim, a pensão será descontada direto da folha de pagamento, incidindo sobre férias, 13º salário, horas extras e verbas rescisórias, e em alguns casos até PLR.
O valor da pensão fixado judicialmente, garante que a criança ou o adolescente esteja recebendo o valor correto, pois no acordo verbal há o risco de estar recebendo valores baixos ou desproporcionais. No processo judicial é analisado o binômio necessidade x possibilidade para garantir um valor justo.
4 Comentários
Dr:Mayara boa tarde então eu cumpri cm todos os requisitos de pensão hoje meus filhos um tá25 anos e outro cm 23 ambos trabalham fichados tenho um valor de FGTS lá na minha conta vinculada bloqueado cmo faço pra conseguir um alvará autorizando a caixa a liberar o saque
Meu ex tem o dinheiro do FGTS retido que no caso da pensão dos filhos dele como eu faço para tirar esse dinheiro
Meu ex marido tem um dinheiro para receber do FGTS que está retido quero saber se minha filha tem direito a receber este dinheiro pós ele paga a pensão dela
Meu ex marido tem um dinheiro para receber do FGTS que está retido quero saber se minha filha tem direito