Relação Abusiva – O Abusador se vê nesse papel?

Única prova é uma conversa de WhatsApp
23 de junho de 2020
Divórcio Online
6 de julho de 2020
Exibit tudo

Relação Abusiva – O Abusador se vê nesse papel?

O abusador pode ser, o homem ou a mulher da relação, entretanto, devido a nossa cultura machista, os casos em sua imensa maioria são de vítimas mulheres.

O fator cultural exerce influência de forma considerável. A sociedade, o abusador e a vítima, por vezes não indentifica o abuso, por ser algo considerado normal na sociedade, tomando notoriedade somente quando há agressão física, e o ideal é não esperarmos chegar nessa etapa.

As frases clássicas são: “Não sou abusador, fui criado por mulheres, amo mulheres, tenho amigas mulheres”

O relacionamento abusivo tem etapas, ninguém se apaixona pelos defeitos, e no início há um esforço enorme em encantar o outro. E mesmo quando a relação abusiva já está instalada, há momentos bons, que dão combustível para a vítima acreditar, que o abusador pode voltar a ser aquele príncipe que ela conheceu.

Não importa o quão próximo de um casal você seja, você não tem conhecimento para dizer: “Ele é maravilhoso, jamais faria isso com ela, ela quer aparecer”

Só o casal é capaz de estabelecer o que se passa, essa pessoa pode ser um bom filho, um bom amigo, e mesmo assim ser um ABUSADOR no relacionamento.

Seguindo códigos sociais estabelecidos, o abuso muitas vezes é visto como normal, já que o ambiente externo reproduz constantemente essas situações.

Essa naturalização ocorre devido a romantização de comportamentos negativos, como ciúmes excessivo e disputa de poder dentro do relacionamento. Ou daquela velha frase: ” Lá no fundo ele é uma pessoa boa” ou “Ele só é assim quando bebe” ou ainda “Ele é assim na frente dos outros, mais em casa é um bom marido”, e por fim, “Na frente dos outros, ele é o príncipe que sempre sonhei”

É muito difícil revelar o que acontece na vida privada, principalmente, por medo de julgamentos externos, e pelo fato da vítima sempre ser questionada, “Ah, tem que ver o que ela fez pra causar essa atitude”. Não seja o percursor dessa frase, não pergunte, acolha e encaminhe. Vale lembrar, que a dificuldade de sair do relacionamento abusivo, vem também da busca de resgatar o parceiro abusador de alguma situação, de ajuda, e por vezes são mulheres dependentes financeiramente, entre outras situações.

Para você homem, que se identificar com algumas atitudes descritas abaixo, chegou a hora de adquirir conhecimento e mudança, pois depois não adianta chorar e dizer que não é abusador. Você pode mudar esse cenário da nossa sociedade, e ser o que hoje é exceção, e ajudar para que um dia seja a regra.

Sinais de um relacionamento abusivo:

– Indiferença: Costuma não dar Importância ou crédito a seus comentários ou necessidades

– Menospreza suas conquistas

– Ridiculariza suas opiniões e gostos

–  Afirma que apenas ele pode lhe amar, que ninguém mais irá querer.

– Faz que você se afaste de amigos e familiares.

– Faz você se sentir culpada pelas reações agressivas dele.

– Grita ou desconta a raiva em objetos.

– Alega que teve uma atitude desequilibrada porque estava estressado ou bêbado.

– Manifesta ciúmes com muita frequência e por bobagens.

– Vigia seus hábitos e conversas.

– Controla sua vida financeira.

– Proíbe que use alguma roupa ou ande com determinada companhia.

– Vive pedindo desculpas, dizendo que vai mudar, mas não altera o padrão de comportamento.

– Faz você acreditar que é responsável por ele, sua salvadora.

– Diz que você está “louca” quando o coloca em xeque ou o contraria, fazendo com que você questione a própria sanidade e capacidade de analisar as situações.

– Consegue impor suas vontades, inclusive forçando o sexo.

– Lhe deixa insegura, com medo, constantemente infeliz e com a autoestima ferida.

– Traição: Quando questionado alega que você não confia, e nunca irá confiar. Se ela passa todo o tempo que tem livre ao seu lado como pode te trair? Ela te ama, faz tudo por você. Você está exagerando, é louco! Você se sente culpado novamente.

– Distorce fatos

– Controle sobre a sua aparência

Não precisa ter agressão física para ser abusivo, nem tão pouco passar por todos os sinais descritos acima.

Os sinais acimas, são atitudes que você não tem que ter com ninguém, muito menos com as pessoas que você ama!

2 Comentários

  1. Vitor Antonio Lopes Silva disse:

    Eu sou um abusador e estou cansado disso tudo, foram inúmeras perdas na vida, a última foi uma namorada com quem tengo cinco anos de relacionamento. Faço terapia agora, coletiva e individual. Venho de uma infância marcada por um pai alcoólatra e abusador físico e psicológico, e acostumei a resolver tudo com autoritarismo, grito e imposição pela força. Me dói ser assim, me arrependo tanto de ter ferido a mulher que amo. O relacionamento acabou e estou ciente que não terá volta, eu quero se possível que ela me perdoe pelas crueldades que fiz com ela, mas, e com razão, ela disse que sente muita raiva e mágoa ainda, isso me entristece. Vou mudar sim para que futuramente não cometa os mesmos erros, e ter relações saudáveis baseadas no amor e na leveza. Obrigado pelo texto.

  2. francineide nunes batista disse:

    EU JA PASSEI PELA MAO DE UM ABUSADOR, FAZ POUCO TEMPO….. SO NOTEI O QUE ELE ERA DEPOIS QUE ELE COMECOU A SE APROXIMAR DE OUTRA MULHER, COLOCANDO A CULPA EM MIM E AINDA DIZENDO QUE EU TINHA ENGANADO ELE, AGORA VEJO QUE TUDO DE BOM QUE ELE DEMOSTRAVA NO INÍCIO ELE ESTÁ FAZENDO COM OUTRA VÍTIMA LOGO ELE MOSTRA A VERDADEIRA FACE DELE CONTROLADOR, VITIMISTA E CIUMENTO AO ESTREMO. AINDA SINTO ALGO POR ELE, MAS AGORA QUE VEJO QUE ELE É UM ABUSADOR QUERO DISTANCIA O PIOR QUE TRABALHO COM ELE, MEU GERENTE o VEJO TEMPO TODO COM OUTRA E ELE AINDA NEM FALA COMIGO PORQUE PARA ELE EU SOU A CUPADA, ENFIM SO MUITA ORACAO E AMOR PROPRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *